Saturday, January 6, 2007

Alimentação nas escolas

A propósito do tema, decidimos investigar os hábitos de consumo dos jovens nas escolas. Mesmo a calhar! A revista Epiteen de Outubro/2006 publicada pelo Hospital de S. João, no Porto, destinada aos jovens, apresenta os resultados dum estudo sobre os hábitos alimentares dos jovens. E é justamente esse artigo, ilustrado com um gráfico de barras, relativo ao consumo semanal de artigos de pastelaria, que hoje aqui publicamos. Desejamos desde já Boa Leitura!


Ingestão de frutas e legumes abaixo do recomendado
Doces e refrigerantes em excesso


Os jovens têm uma alimentação deficiente em fruta e legumes, consumindo, no entanto, grandes quantidades diárias de refrigerantes e doces. Os resultados do projecto Epiteen começam agora a ser conhecidos, sendo a ingestão alimentar dos 2162 participantes motivo de preocupação para os nutricionistas envolvidos no estudo.
A avaliação revelou que os adolescentes consomem mais fruta do que produtos hortícolas e legumes, no entanto o total do consumo é inferior às recomendações propostas pela Organização Mundial de Saúde. Cerca de 10% das raparigas e 15% dos rapazes que participaram no projecto dizem que nunca consomem estes alimentos. No que diz respeito ao consumo de sopa, aproximadamente 9% dos adolescentes nunca consome sopa de legumes, e só 37% a consome diariamente.Em relação aos produtos de pastelaria e confeitaria a ingestão é elevada, sendo que mais de 10% dos adolescentes comem pelo menos um bolo por dia, isto sem incluir chocolates, bolachas e outros doces, como gomas e rebuçados.
Ingestão de produtos de pastelaria e confeitaria (%)
Uma fonte adicional de açúcar são os refrigerantes. O estudo mostra que os jovens consomem em média aproximadamente 290mL de refrigerante por dia.
O estudo Epiteen vem aumentar assim a preocupação com o tipo de alimento dos adolescentes, que é muitas vezes causa de doenças como a obesidade.”
Fonte: Epiteen Outubro/2006






No comments: